terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Gamma Ray - To The Metal! (2010)



Lançamento!

Novo álbum do Gamma Ray com a mesma boa e velha assinatura do mestre do Power Metal, Kai Hansen


Judas Priest - British Steel (1980)



Sexto álbum da carreira de umas das mais antigas e tradicionais bandas de Heavy Metal do mundo, dividindo o posto com o Black Sabbath. Um dos mais clássicos álbuns do Priest, com músicas como Breaking The Law (um dos riffs mais loucos do Metal), Metal Gods, Living After Midnight e United.Uma curiosidade sobre o álbum é que ele foi escrito na casa onde John Lennon morou, e Ringo Starr estava morando naquele momento, em Berkshire, Inglaterra.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Blind Guardian - Imaginations From The Other Side (1995)


Este é o álbum onde podemos dizer que o Blind Guardian atingiu o ápice de maturidade e de qualidade. É o álbum da banda que eu mais gosto até hoje. A temática medieval, uma das suas principais características continua em alta. Sempre influenciados pelo escritor sul-africano J.R.R. Tolkien (sim, ele nasceu na África do Sul e não na Inglaterra!), este álbum tem referências a O Senhor dos Anéis e a outras obras e personagens clássicos como O Mágico de Oz, Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, dentre outros. Tudo isso aliado à já conhecida alternância entre peso e melodia do Power Metal germânico.
Destaque para a faixa-título, I'm Alive e The Script For My Requiem.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Agent Steel - Skeptics Apocalypse (1985)



Heavy/Speed Metal insano!! O Agent Steel tem um riff que soa um Thrashão bem Bay Area, mas com vocais agudos que se assemelham aos clássicos vocalistas de Heavy, como Rob Halford, Michael Kiske e Bruce Dickinson. A famosa revista especializada em Metal Kerrang! definiu o Agent Steel como Iron Maiden on Speed... Você concorda?

Destaque para Agents of Steel, boa demais!


Vision Divine - Stream of Consciousness (2004)




Excelente trabalho do Vision Divine, já sem a presença de Fabio Lione, substituído por Michele Luppi. Fato curioso é que Lione abandonou o grupo, mesmo depois de ter composto algumas músicas e gravado algumas linhas vocais. O motivo alegado foi a imcompatibilidade entre sua agenda com o Rhapsody e o VD que já havia deixado de ser um projeto seu e do gutarrista Olaf Thörsen para se transformar em uma banda propriamente dita.

Stream os Consciousness é um dos mais aclamados álbuns da carreira desta banda italiana. Conceitual, este álbum é dividido em capítulos e narra o cotidiano de um homem atormentado mentalmente, e que vive em um manicômio. Álbuns conceituais sempre tendem a ser muito interessantes e prendem nossa atenção do começo ao fim. É o que acontece com este álbum.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vision Divine - Send Me An Angel (2002)



O Vision Divine é uma banda italiana de Power Metal, criada pelo vocalista do Rhapsody e Labyrinth, Fabio Lione. Seus vocais continuam inconfundíveis!
Destaque para a faixa-título e para a faixa Take On Me, cover do A-HA que recebeu uma roupagem muito boa na sua versão Power Metal.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Tribute To Led Zeppelin - The Music Remains The Same (2002)



Um grande tributo a uma das principais bandas de Rock de todos os tempos. Grandes nomes do Metal mundial fizeram parte dessa homenagem, como o Angra, que abre o disco tocando Kashmir, Blaze com Dazed And Confused, Primal Fear com The Rover, Grave Digger com No Quarter, Masterplan tocando Black Dog e White Skull executando a mais que clássica Stairway to Heaven.

Ótimas versões onde podemos perceber a identidade de cada banda, sem deixar de reconhecer a música original que consagrou e manteve vivo o Led Zeppelin na mente e no coração de todos os fãs, geração após geração.

Adagio - Dominate (2006)



Este álbum conta com o brasileiro Gustavo Monsanto nos vocais e soa um pouco diferente dos anteriores (Sanctus Ignis e Underworld), que possuíam uma característica mais progressiva. Dominate é mais pesado e os vocais de Monsanto acertam em cheio e substituem à altura seu antecessor David Readman (Pink Cream 69).

Destaque para a faixa-título e para Fame, cover da música de Irene Cara que deu título ao clássico filme e recebeu uma conhecida versão em português interpretada por Sandra de Sá. A capa também é muito boa, como é frequente nas bandas de prog.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Helloween - Helloween EP (1985)



Primeiro registro dos precursores do Power Metal moderno. Ainda com Kai Hansen dividido entre as funções de guitarrista e vocalista, este EP representa uma das melhores fases do Helloween (que, ao contrário do vinho, vai perdendo a qualidade com o passar dos anos e as constantes mudanças de formação). Destaques para Starlight, a faixa que abre o disco depois daquela velha introdução (um dos chavões do Power Metal...) e para a clássica Victim of Fate, hoje mais tocada e gravada pelo Gamma Ray do que pelo próprio Helloween.

Allen/Lande - The Battle (2005)



Um grande encontro entre dois ícones do Heavy Metal. Russel Allen, vocalista do Symphony X, e Jorn Lande, ex-vocalista do Masterplan e Yngwie Malmsteen, foram os convidados de honra de um audacioso projeto capitaneado pelo guitarrista sueco Magnus Karlsson (ex- Last Tribe), que, inclusive, compôs TODAS as músicas, gravou o baixo e o teclado. A bateria ficou ao encargo de seu ex-colega de Last Tribe, Jaime Salazar. Muitas vezes o timbre das vozes dos dois se assemelham, exigindo uma certa atenção pra se ter certeza de quem está cantando, principalmente nas faixas onde eles fazem dueto. Simplesmente fantástico!!

Destaques ficam difíceis, já que eu gosto do álbum todo, mas as duas primeiras faixas, Another Battle e Hunter's Night (esta cantada apenas por Russel Allen)abrem muito bem o disco. Além destas, destaco a balada Reach A Little Longer (interpretada por Jorn Lande) e Ask You Anyway. Se tem um álbum que vale a pena baixar nesse blog, não tenho dúvida que é esse!


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Blaze - Silicon Messiah (2000)





1º post de 2010! Pensei no que poderia colocar e acabei decidindo por um dos mais injustiçados cantores de Heavy Metal de todos os tempos.
Silicon Messiah é o debut de Blaze Bayley, que sempre vai ser lembrado como "o ex-vocalista do Iron Maiden", por melhores que sejam os seus discos solo. O começo de uma carreira sólida e independente. Destaque para a primeira faixa do álbum, Ghost in the Machine, além da faixa-título.

http://www.4shared.com/file/197972305/547c9e73/Blaze_Bayley_-_2000_-_Silicon_.html